ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA

O QUE É A ACUPUNTURA E MEDICINA CHINESA?

Acupuntura no pescoço

A Acupuntura é uma das disciplinas da Medicina Chinesa e ambas derivam da milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC).

É uma medicina com uma abordagem integrada do organismo como um todo, sem separar corpo físico de corpo mental e emocional. 

No Ocidente, a Acupuntura é uma das mais populares e difundidas técnicas da MTC e consiste na inserção de agulhas muito finas em pontos da pele muito específicos onde se produz um estímulo de auto-regulação de determinado órgão ou sistema.

Tem como objetivo repor o equilíbrio orgânico e, assim, tratar problemas diversos e/ou evitar o seu surgimento.

A eficácia da acupuntura e medicina chinesa tem vindo a ser cada vez mais cientificamente comprovada.

As sessões de Acupuntura e Medicina Chinesa têm, em média, entre 40 a 50 minutos. A primeira consulta pode durar um pouco mais, uma vez que inclui uma avaliação / diagnóstico e a definição do plano terapêutico. 

DURAÇÃO DAS SESSÕES

O QUE TRATA? 

DORES CRÓNICAS

A Acupuntura e Medicina Chinesa é frequentemente procurada no tratamento de dores crónicas, como lombalgia, dor ciática, cervicalgia, tendinite, enxaqueca, síndrome de túnel cárpico e dores articulares generalizadas muito comuns em quadros de doenças auto-imunes tiroidite, artrite reumatóide, lúpus, etc. Tem também uma proposta de tratamento para a fibromialgia e fadiga crónica.

Ainda apresenta grande eficácia em condições associadas ao sistema digestivo -  gastrite, refluxo, síndrome do intestino irritável, obstipação -, e ao sistema respiratório - asma, alergias, rinite, sinusite, etc.

ANSIEDADE, INSÓNIAS E DEPRESSÃO  

Reconhecidas como aliadas na saúde mental, a Acupuntura e Medicina Chinesa ajudam a aliviar ansiedade, insónias, depressão, ataques de pânico, fobias, burnout e stress, promovendo o equilíbrio do sistema nervoso e o bem-estar geral.

DISTÚRBIOS HORMONAIS E ALERGIAS  

Outras áreas com resultados comprovados incluem distúrbios hormonais, como síndrome pré-menstrual, irregularidades menstruais, infertilidade do casal, menopausa, andropausa, e até obesidade.

COMPORTAMENTOS ADITIVOS 

Tabagismo, alcoolismo, compulsão alimentar são exemplos de problemas em que, pela ação sobre o sistema nervoso, a Acupuntura obtém bons resultados.

Livre-se da dor. Agende a sua consulta hoje!

BENEFICÍOS

Ilustração simples de uma mão a segurar uma agulha, numa sessão de acupuntura.

Redução e Controle da dor

Alívio natural de dores musculares agudas e crónicas,  através da promoção do relaxamento e da estimulação da libertação de endorfinas.

Ilustração simples de uma mão a segurar uma agulha, numa sessão de acupuntura.

Ajuda a controlar os desequilíbrios dos vários sistemas do corpo como o  nervoso, digestivo, respiratório, cardíaco e hormonal.

Ação Reguladora

Ilustração simples de uma mão a segurar uma agulha, numa sessão de acupuntura.

Reforça a resposta do organismo contra infeções e inflamações, complementando outros tratamentos de saúde.

Fortalecimento Imunitário

CONTRAINDICAÇÕES

INFECÇÕES LOCAIS NA PELE ou feridas expostas

Em geral, a acupuntura não é recomendada em casos de infecções locais na pele, feridas abertas ou inflamações no local da aplicação das agulhas.

Grávidas podem beneficiar-se bastante da acupuntura, especialmente para alívio de náuseas, dores lombares e insónias. No entanto, é fundamental que o tratamento de acupuntura e medicina chinesa seja realizado por um profissional experiente, já que certos pontos de acupuntura devem ser evitados durante a gravidez

GRÁVIDAS

Pacientes com doenças cardíacas graves, descompensadas, ou que utilizam pacemaker, também devem informar o profissional, sobretudo em tratamentos que envolvam eletroacupuntura.

DOENÇAS CARDÍACAS GRAVES

Em todos os casos, é feita uma avaliação personalizada indispensável para garantir segurança, eficácia e um plano de tratamento adequado às necessidades individuais. 

Marque agora a sua consulta e sinta a diferença!

EQUIPA

FAQ’S

  • A maioria das pessoas sente apenas uma ligeira picada ou absolutamente nada. As agulhas são muito finas e aplicadas com técnica precisa, tornando o procedimento praticamente indolor para a maioria dos pacientes.

  • O número de sessões depende do diagnóstico personalizado, da resposta ao tratamento e dos objetivos terapêuticos. Geralmente, recomenda-se um plano inicial de 5 a 10 sessões, com reavaliações periódicas em que pode ser recomendado um plano de manutenção, no caso dos problemas crónicos.

  • No geral, qualquer problema de saúde pode beneficiar da acupuntura. Adultos, jovens, idosos, crianças  e grávidas podem recorrer à acupuntura. O tratamento é sempre adaptado à idade, condição clínica e necessidades individuais de cada paciente.

  • Depende de cada caso. A medicina chinesa consegue resolver, por si só, vários desequilíbrios de saúde (alguns para os quais a medicina convencional não tem resposta eficaz) e até prevenir outros. Pode e deve ser associada à medicina convencional nos casos mais complexos de forma a potenciar resultados e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Conte com a nossa equipa clínica para cuidar de si. Marque já a sua consulta.